1º – A importância das estruturas de armazenagem para a curva ABC
As estruturas de armazenagem são essenciais para a curva ABC, pois elas serão determinantes para a disposição dos produtos e, portanto, primordiais para a otimização e controle de estoque. A curva ABC é uma classificação que se refere ao controle de cada mercadoria presente dentro de um sistema de armazenagem.
Como não podia ser diferente, a prioridade será dada aos produtos com maior demanda. Ou seja, os mais importantes serão classificados com a letra A. Os intermediários em ordem de importância são nomeados com a letra B. E as mercadorias com menos saída serão catalogados como tipo C.
As vantagens da curva ABC
O profissional de logística que executá-la terá mais domínio sobre os produtos de sua empresa. Assim ele evitará gastos descabidos com o sistema de armazenagem.
Com esse recurso é possível catalogar cada material de acordo com a importância, bem como fazer a divisão correta de acordo com a categoria do produto. Essa classificação também possibilita a otimização da logística que será empregada na empresa, já que a mercadoria será facilmente localizada.
A curva ABC também é fundamental para mensurar a frequência de saída por tipo de item listado em estoque. Quanto mais importante for o produto armazenado, mais próximo ele ficará das docas de entrada e saída.
O papel das estruturas de armazenagem
Caberá às estruturas de armazenagem dar o suporte adequado para os produtos, seguindo a importância da curva ABC. Quanto mais espaçosa e resistente, mais produtos serão dispostos, em adequação com a estrutura organizacional designada pelo responsável de estoque.
Por isso é fundamental que esse tipo de sustentação proporcione benefícios para o responsável pelo galpão. Caso contrário, as estruturas de armazenagem poderão comprometer o planejamento e os lucros da empresa. Outros agravantes que poderão acometer a empresa se refere à integridade física de seus funcionários e das mercadorias ali estocadas.
2º ESTOQUE
O estoque é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois é nesse espaço que todas as mercadorias estão armazenadas. Preservação, portanto, é a palavra de ordem entre os gestores logísticos e almoxarifes. Por isso, é correto afirmar que principal recurso de conservação de produtos é a estante para paletts.
A estante para paletts é obrigatória para qualquer empresa que não queira ter prejuízo com danos na mercadoria.
Como bem se sabe, a estrutura é essencial para a verticalização do armazém. Ou seja, os objetos ali estocados serão dispostos de maneira organizada, sem o acúmulo de mercadorias sobrepostas.
Um dos erros mais recorrentes é o empilhamento desmedido dos materiais armazenados. O peso exercido de uma mercadoria sobre a outra, dependendo do caso, pode comprometer a integridade do produto. A força de esmagamento é o principal fator para o fracasso logístico de uma empresa. Nesses casos é difícil evitar estragos e prejuízos com a mercadoria danificada.
Por isso o uso de estante para paletts se faz necessária em empresas que trabalham com armazenagem de produtos. A estrutura oferece proteção às mercadorias, já que os itens não precisam estar mais apoiados um sobre o outro. O palett faz a função de prateleira, contribuindo assim para otimização do espaço e, consequentemente, para os lucros da empresa.
Estrutura polivalente
Se não bastasse tudo isso, a estante para paletts colabora para que os produtos não sejam comprometidos por impactos. Esse choque é muito comum entre mercadorias que entram em contato com os veículos que circulam pelo armazém.
Não é por menos que a estrutura é imprescindível para segurança do estoque e no deslocamento de funcionários. Com a verticalização do armazém, o prazo de entrega e a integridade do produto oferecido, não serão afetados por contratempos.