O mercado e-commerce é extremamente competitivo, por isso, todo recurso que se puder utilizar para agregar valor ao produto final é bem-vindo e um deles é possuir uma logística planejada com uma armazenagem estratégica.
Segundo uma pesquisa realizada pela ABComm, foi constatado que 82% das lojas virtuais utilizam armazenagem própria, ou seja, estocam em casa, salas comerciais ou em pequenos galpões e com isso sofrem com os períodos sazonais que geram alta demanda como o natal, por exemplo, enquanto 10% trabalham com um misto própria e terceirizada, e apenas 7% usa exclusivamente um ambiente de terceiros para estocar os produtos.
Outro dado interessante é que 93% das lojas virtuais entrevistadas utilizam os correios como principal meio de transporte. Sedex e Pac ainda são os preferidos neste quesito. Isso mostra que um salto qualitativo na profissionalização do manuseio e entrega dos produtos, consolidando de vez esta prática em detrimento de entregas com o próprio carro/moto. Apenas deixando claro
que falamos aqui das entregas feitas de maneira amadora, pois existem muitas empresas que mantêm uma frota própria e com excelente qualidade, são os casos de entrega no mesmo dia e produtos especiais/perecíveis (joias, flores, alimentos, etc.).
O frete representa 58% dos custos, seguido por armazenagem (23%) e manuseio (19%). Vale salientar que apesar de ser representativo, os custos de frete nem sempre são pagos pelo lojista, uma vez que a grande maioria cobra pelo frete no ato da venda.
Conheça abaixo os pontos fundamentais para a boa gestão do seu e-commerce.
PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES
O sucesso de uma loja virtual está intimamente ligado ao processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. Afinal, para que se efetive uma venda é necessário que o produto esteja disponível. Ainda assim, muitas vezes o cliente entra em um site com a intenção de compra e se deparada com a mensagem “produto indisponível”. Para evitar esse tipo de situação, é
imprescindível uma minuciosa gestão de estoque e o adequado planejamento de compra.
Veja algumas opções de gestão de estoque que são aplicados à operação do e-commerce e que podem ser a solução para a armazenagem e logística dos seus produtos.
Estoque físico único:
Espaço em que você aloca seus produtos e que, normalmente, é abastecido seguindo demanda da loja.
Pontos Positivos: Independe de fornecedor terceirizado e possui produto para pronta entrega.
Pontos Negativos: Sobra e/ou estoque excedente, que, dependendo do produto, pode gerar
grandes perdas aos lojistas.
Dica: Automatizar gestão do estoque e integrar com plataforma virtual para segurança e garantia
de controle.
Físico Descentralizado:
Espalhado por diversas regiões, o estoque descentralizado é uma ótima solução para quem tem problemas de entrega por sazonalidade.
Pontos Positivos: Rapidez e facilidade na logística de entrega
Pontos Negativos: Mais gasto com espaço para armazenagem
Dica: Integre controle de todos os pontos de estoque
Estoque Compartilhado:
O mesmo estoque utilizado para loja física utiliza para a virtual e funciona exatamente como o estoque físico.
Pontos Positivos: Unificação do espaço físico para estoque
Pontos Negativos: Distinção de sistema para gestão de físico e virtual
Dica: Alinhar pedidos de compras da loja virtual para a física em tempo real ou trabalhar com
venda na assistida na loja física, que faz a migração da compra física para a online.
Estoque Consignado:
Acordo entre lojistas e fornecedor que permite ao lojista comprar “X” número de produtos e, caso não venda ou utilize até uma determinada data, pode devolver o que sobrou ao fornecedor e pagar apenas pelo que vendeu.
Pontos Positivos: Com esta prática você elimina o estoque excedente e não compromete capital.
Pontos Negativos: Lojistas que operam com estoque consignado normalmente vendem produtos
de menor giro no mercado e, normalmente, distribuidor cobra mais caro por mercadoria.
Dica: Ainda que consignado, prever e controlar mínimo de peças para não comprometer espaço
físico e gastos desnecessários.
Estoque de Terceiro:
O fornecedor define a quantidade de produtos que o lojista terá para venda na loja. Prática muito utilizada em lojas virtuais multimarcas.
Pontos Negativos: Limitação de produtos para venda
Pontos Positivos: Facilidade na gestão do estoque
Dica: Negociar antecipadamente com fornecedor quantidade mínima de peças e alinhar de
acordo com demanda de pedidos na loja virtual.
Terceirização:
A terceirização de estoque funciona das seguintes formas:
Drop Shipping ou Triangulação:
Integrado com a distribuidora, todo pedido de compra feito ao lojista automaticamente cai no sistema do fornecedor, passando o controle do estoque para a empresa terceirizada. E, além de estoque, a empresa distribuidora também é responsável pela entrega do produto ao cliente final.
Cross Docking:
Funciona exatamente como o Drop Shipping, mas a empresa distribuidora faz a entrega do produto ao lojista, que fica responsável pela entrego do mesmo ao cliente.
Positivos: Sem custo com espaço e automação de estoque
Pontos Negativos: Estoque centralizado no fornecedor e aumento de controles fiscais.
Dicas: Adquirir plataforma de e-commerce que esteja integrada ao sistema de controle de
estoque. Isso permite que o controle da sua loja virtual esteja alinhada e unificada à gestão do
estoque, administrando ambos por apenas um canal.
Estes são alguns modelos de logística trabalhadas ao e-commerce. Com a ascensão da demanda de venda online e com a migração das lojas física para o virtual, de certo novos modelos de estoque para o comércio eletrônico irão surgir, além do implemento da tecnologia.
SELF STORAGE:
Esta modalidade vem crescendo cada vez mais e pode ser uma excelente opção para o e-commerce. O serviço é considerado como uma solução simples e sem burocracia, atendendo com excelência àqueles que buscam espaço para armazenar itens com segurança, praticidade e conforto. Os boxes podem ser alugados por pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com a necessidade apresentada. Na maioria das unidades de armazenamento, o cliente ganha um cartão ou uma senha eletrônica que dá acesso ao box. Normalmente, ele utiliza o próprio cadeado, tranca o box e leva a chave. Ninguém mais tem acesso aos bens armazenados. As empresas de self storage disponibilizam vários tamanhos de boxes que podem ser alugados mensalmente ou, em alguns casos, até em períodos menores. O tempo de contrato é realizado de acordo com a necessidade do cliente.
Sendo assim, definir qual o melhor modelo de estoque para o seu negócio irá depender do porte da sua empresa, do que você oferece e do seu investimento.
Fonte: adaptado | E-commerce News, Mandae (Logística para e-commerce – Guia completo para uma gestão eficaz), ABCCOM ,
WEBJUMP e Revista Acir – Mercado em Foco (Edição setembro e outubro de 2017