Para o e-commerce a logística é tão importante quanto a própria loja virtual ou toda a estratégia de marketing e vendas. Desde o manuseio interno até a entrega final, a logística se for pensada e realizada com excelência, pode alavancar as vendas, bem como acabar com elas deteriorando a reputação da empresa se não for feita como se deve.
O CALCANHAR DE AQUILES DE TODO E-COMMERCE
O cliente online é cada vez mais ambivalente, plural, complexo e impaciente. A alta conectividade, o fácil acesso a informações e a proximidade com a tecnologia móvel molda um perfil exigente e acelerado.
Vender e não entregar, entregar atrasado, com avaria, na quantidade errada e com qualidade inferior ao que o cliente espera é o grande pesadelo da maioria das empresas. O calcanhar de Aquiles!
Neste quesito, uma logística eficiente torna-se fator chave para qualquer negócio que busca o sucesso.
Portanto, a pergunta mais importante e que deve ser respondida é: COMO SE DESTACAR E TORNAR-SE REFERÊNCIA EM VENDAS ONLINE? E eu te respondo: CUIDE DE SUA LOGÍSTICA COMO CUIDA DE SUAS VENDAS.
O PICKING
Também conhecido por order Picking, o picking é o momento de separação e preparação de pedidos de vendas, onde acontece a coleta do mix de produtos da área de armazenagem em suas quantidades específicas, tendo como objetivo final satisfazer as necessidades do consumidor.
Falamos mais sobre o assunto aqui: https://goo.gl/KL4hqi
CURVA ABC OU PARETO
Vale citar também que outras variáveis tem implicação direta sobre a eficiência e redução dos custos, tal como: curva ABC ou Pareto realizado na disposição dos produtos no Picking.
É bem possível que 20% dos seus produtos correspondam a 80% de suas movimentações, logo, é vital identificar esses produtos e definir toda estratégia de armazenamento pautado nisso.
Se o produto gira mais, ele deve estar mais perto e mais visível possível facilitando sua separação.
O PACKING COMO OTIMIZADOR DAS VENDAS ONLINE
Packing é o termo utilizado para definir o processo de acomodação, empacotamento, embalagem de um produto para embarque, proteção contra avarias e/ou proposta de Marketing antes do envio ao cliente, podendo ser em caixas, pacotes, contentores ou pallets.
Em síntese, o processo de Packing é utilizar a embalagem apropriada, com a devida proteção e de acordo com o seu produto (forma, tamanho, material e etc.).
É o processo que ocorre na sequência do Picking e que tem fundamental importância, principalmente para produtos frágeis e de pequeno porte. Além de objetivar evitar avarias e perdas do pacote durante a entrega, assim como o Picking, o Packing é imprescindível para evitar retrabalhos, avarias e devolução (logística reversa).
KPIs
Assim como em qualquer negócio, medir a operação é primário, pois não há possibilidade de gerenciar aquilo que não se mede.
Para entender a logística interna existem processos que devem ser acompanhados de perto. E para controle e melhora da produtividade operacional é importante medir:
# OTIF: “On Time In Full” (“Atendeu/Na?o Atendeu”). On Time mede a Pontualidade do pedido e In Full mede a aderência do pedido ao escopo combinado.
# Tempo de permanência na fila: tempo médio que o pedido fica aguardando para ser separado;
# Tempo para separação do pedido: quantidade de pedidos que um operador ou uma equipe é capaz de coletar por hora trabalhada;
# Produtividade hora homem: mede a capacidade x o realizado de cada separador, podendo ser em Kg, unidade, volume ou litros;
# Taxa de ocupação dos separadores: Percentual de tempo médio em que os separadores são solicitados;
# Custo da mão de obra: gastos com a manutenção da equipe, treinamento e recursos humanos.
A ENTREGA E SUA IMPORTÂNCIA PARA ENCANTAR O CLIENTE
O transporte abocanha a maior parcela do custo logístico. Além de ser responsável por até dois terços dos custos, a operacionalização do transporte é o grande desafio de toda empresa de e-commerce.
Em um cenário onde o mercado oferta tanto frete grátis para quem compra online, não há margens para erro — ou você encurta suas margens ou coloca o frete no custo de seu produto, e, assim corre o risco de perder para a concorrência que vende mais barato.
Posso dizer que mais caro que entregar está o custo incalculável de não entregar, ou entregar errado. Sem falar na logística reversa.
Uma entrega feita antes do prazo, na qualidade e quantidade requerida pelo cliente, pode reposicionar sua marca e melhorar suas vendas, contudo o contrário disso também é verdadeiro.
TRÊS REGRAS DE OURO PARA O TRANSPORTE
1 – Planejamento: dimensione a frota ideal pautado em seu baseline e projeção de crescimento, e desenvolva os provedores para atender o seu negócio, principalmente para épocas sazonais.
2 – Operacionalize a estratégia: desdobre suas metas e planejamento para o time interno e o time de provedores. Clarifique os alvos, defina os SLA’s e meça as evoluções (ciclo PDCA). Ter metas, definir estratégia, mas não garantir a execução é como nadar e morrer na praia.
3 – Elimine os desperdícios: foque em reduzir os custos desnecessários em todo o tempo, visto que eles são como as unhas, se não cortar eles crescem, mas, mais importante que os custos — foque em eliminar os desperdícios, esses acabam com sua saúde financeira e com a reputação: atrasos, taxas extras, movimentação desnecessária, ociosidade e etc.
Fonte: adaptado do site ACHILES RODRIGUES (https://goo.gl/d5pNDH)