Há muitos aspectos que devem ser considerados ao escolher um método de embalagem para pallet. Há três métodos para isso: convencional por enrolamento com filme stretch em espiral, tecnologia de embalagens termoretráteis e de embalagem por capa de filme stretch. Cada método tem vantagens e desvantagens, conforme a aplicação.
FILME STRETCH EM ESPIRAL
O processo de embalagem por enrolamento com filme stretch em espiral é o mais comum para embalagem de pallet, com milhares de máquinas em operação no mundo. O equipamento para esse processo já existe desde o início da década de 1970 e é de baixo custo. Utiliza filme fundido ou filme stretch tubular com baixa densidade. que é pré-estirado 60% a 400%, dependendo do equipamento. antes de ser enrolado em torno da carga de pallet. O pré-estiramento em mais de 250% aumenta a probabilidade de ruptura. pois o filme, ao ser estirado, diminui a largura. 0 enrolamento por filme stretch pode ser aplicado em vários padrões, dependendo da estabilidade da carga e da proteção requerida. São inúmeros modelos, de giratórios, nos quais o operador corta o filme e fixa a extremidade do filme à carga de pallet manualmente, a com braço rotativo automático. ou satélite, modelos com aplicador de folhas de cobertura, troca automática de bobina, e velocidades de até 100 cargas de pallet/hora. Os novos desenvolvimentos visam reduzir o risco de ruptura do filme e o tempo para inserir o filme na máquina. Embora a tecnologia seja econômica, há desvantagens. Como o filme é aplicado com múltiplas camadas de um filme sobreposta relativamente estreito, o enrolamento com filme stretch em espiral oferece pouca estabilidade em comparação ao método estilo capa, pois não há força suficiente para unir o pallet e a carga. Para proteção contra os ele- mentos, uma folha de cobertura é geralmente aplicada à carga de pallet. Isso oferece proteção nominal, mas é insuficiente para armazenagem externa e expedição em carretas abertas. As propriedades físicas do processo de embalagem por enrola- mento com filme stretch trazem alguns desafios. As camadas sobrepostas de filme stretch de enrolar tendem a acumular umidade. e o aditivo adesivo do filme atrai sujeira. Bobinas com conteúdo relativamente baixo significam intervalos de troca mais curtos. disponibilidade reduzida da máquina e aumento nos custos de operação.
TERMORRETRÁCTEIS
Introduzida na década de 1960. a tecnologia de embalagens termorretráteis é a forma mais antiga de embalagem de pallet por meio de filme de polietileno. O equipamento de embalagem termorretrátil usa filme tubular com dobras laterais que é cortado e vedado para formar um saco. O saco com medidas excedentes é aplicado sobre a carga de pallet é retraído por meio do aquecimento. As fontes de aquecimento mais comuns para a tecnologia são gás natural ou GLP, mas outros métodos de aquecimento, como aquecedores por infravermelho ou túnel secador elétrico. Há vários equipamentos com tecnologia de embalagem termorretráteis disponíveis. O método de embalagem termorretrátil oferece excelente proteção e estabilidade para a carga. Funciona bem com cargas que tenham base consideravelmente menor que a da carga de pallet. pois o filme se retrairá firmemente ao redor dos contornos do pallet e da carga. Essas aplicações são raras. Os custos operacionais de um sistema com tecnologia de embalagens termorretráteis são muito mais altos que os do processo de embalagem por enrolamento com filme stretch em espiral e da tecnologia de embalagens por capa de filme stretch. Como o saco plástico ou a capa é retraído (em oposição ao estirado), ele deve ter uma circunferência pré-esticamento maior que o perímetro da carga de pallet para que o equipamento possa aplicar o saco sobre a carga de pallet antes do aquecimento – o que requer significativamente mais filme que a capa de filme stretch. Por requerer um consumo de energia para aquecimento, a tecnologia de embalagens termorretráteis traz o risco de incêndio, que representa custos maiores do seguro. Além disso, o aquecimento do equipamento de embalagem termorretrátil tem manutenção intensiva.
CAPA DE FILME STRETCH
Introduzida no fim da década de 1980, a tecnologia de embalagem por capa de filme stretch para pallet ganhou participação de mercado na última década. Não apenas para produtos ensacados, mas também para produtos em caixas e outras embalagens. A qualidade dos filmes co-extrusados para stretch hood hoje disponíveis permite pré-esticamento que excede 80%, utilizando filme materialmente melhorado em relação ao que era possível há poucos anos. Esta performance, junto com a redução da espessura do filme. indica que o custo de filme por pallet com tecnologia de embalagem por capa de filme stretch é competitivo. O equipamento pode ser programado para uma aplicação específica de um invólucro não vedado (para o menor consumo de filme possível) ou uma capa fechada (para ótima proteção e estabilidade).
A capa é feita de filme tubular com dobras laterais e a altura da carga de pallet é medida automaticamente conforme este entra na máquina. garantindo que apenas a quantidade de filme requerida para a aplicação seja dispensada. Dentre outros benefícios, o consumo de energia é muito baixo já que o filme não é aquecido. A alta qualidade dos ñlmes de hoje indica que o formato de capa simples pode, dentro limitações, ser usado para cobrir múltiplos tamanhos de pallet. A tecnologia de embalagem por capa de filme stretch também evidencia interferências, já que não é possível remover um produto do pallet sem rasgar o filme. O filme transparente para stretch hood de uma camada permite melhor reconhecimento do produto no ponto de venda que o filme stretch em espiral. Também é possível imprimir instruções de alerta ou manuseio no filme para stretch hood, que ainda permite fácil leitura de código de barras. Avanços recentes na tecnologia stretch-hood têm reduzido o custo de filme por carga de pallet, ao mesmo tempo em que oferecem mais interfaces de usuário intuitivas, com redução no consumo e energia, menor espaço ocupado pela máquina e processamento de mais de 150 cargas de pallet por hora.
RETRAÇÃO VS. ESTIRAGEM
Fazer a escolha certa do tipo de embalagem do pallet envolve uma análise profunda de muitos parâmetros que influenciam não só os custos de operação diária como também o desempenho de toda a cadeia de distribuição. Quando o produto deixa a instalação de produção, ele está em seu estado mais alto de valor agregado e deve chegar à instalação do cliente com a mesma condição. Como pioneira no desenvolvimento da tecnologia inovadora de capa de estiragem, a Beumer compreende os problemas com a embalagem de pallets que afetam diretamente a produtividade no fim de linha e a lucratividade. Para aplicações de baixo rendimento, onde a estabilidade e a proteção são secundárias ao custo de aquisição inicial, o processo de embalagem por enrolamento com filme stretch em espiral ainda fornece uma alternativa atrativa. No entanto, se a eficiência da linha de produção, a proteção contra os elementos, a estabilidade superior e o reconhecimento do produto no ponto de venda são critérios importantes, então, a tecnologia de embalagem por capa de filme stretch é a solução preferida já que oferece a melhor combinação de desempenho de embalagem e valor total de propriedade.
FONTE: ADAPTADO DA “REVISTA LOGÍSTICA, PAG 08” (http://issuu.com/revista_logistica/docs/rl_294_b?e=9516189/12267634)